segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Natal: como escolher os presentes?



As cidades já estão repletas de luzes anunciando que dentro de alguns dias chegará o Natal. Particularmente, eu amo essa época do ano. Gosto do clima natalino, das músicas, dos enfeites, dos memoriais do nascimento de Jesus. Se eu pudesse escolher, o ano inteiro teria clima de natal.
Bem… mas deixando minha paixão pelo natal à parte, hoje iremos refletir um pouquinho sobre como escolher os presentes.
Sabemos que o real sentido do natal é a comemoração do nascimento de Cristo. Então, nada mais justo do que ofertar presentes ao aniversariante do dia, não é verdade? Mas, geralmente, nessa época os gastos com presentes, viagens, férias, divertimentos e ceia são tão grandes, que sobra muito pouco para presentear a Jesus. Se você somar quanto gastou em presentes de natal nos últimos anos e quanto deu de oferta natalina nos últimos anos, talvez se surpreenda em descobrir que gastou muito mais com presentes de natal do que com ofertas. Que tal repensar isso agora?
O primeiro presente que precisamos escolher é o de Jesus! O aniversário é dele. Então, se você já estava escolhendo e comprando os presentes da família e dos amigos, pare um pouco e escolha do presente de Jesus.
Seu desejo de dar presentes deve ser levado através de puros e santos canais e feitos resultar em bênção ao nosso próximo graças à manutenção do tesouro na grande e ampla obra para a qual Cristo veio ao mundo. Abnegação e espírito de sacrifício assinalaram Sua conduta. Seja isto também o que assinale os que professam amar a Jesus, porque nEle está centralizada nossa esperança de vida eterna. Review and Herald, 9 de dezembro de 1884.” O Lar Adventista, p., 478.
Após pensar com carinho e escolher o presente de Jesus, podemos então escolher os demais presentes. O Espírito de profecia nos dá algumas orientações sobre essa escolha:
Está certo concedermos a outros demonstrações de amor e afeto, se em assim fazendo não esquecemos a Deus, nosso melhor amigo. Devemos dar nossos presentes de tal maneira que se provem um real benefício ao que recebe. Eu recomendaria determinados livros que fossem um auxílio na compreensão da Palavra de Deus ou que aumentem nosso amor por seus preceitos. Provede algo para ser lido durante esses longos serões de inverno. Review and Herald, 26 de dezembro de 1882.
[...]
Há muitos que não têm livros e publicações sobre a verdade presente. Aqui está um grande campo onde o dinheiro pode ser investido com segurança. Há grande número de crianças que pode ser suprido com leitura. The Sunshine Series, Golden Grains Series, Poems, Sabbath Readings, etc., são todos livros preciosos e podem ser introduzidos seguramente em cada família. As pequenas quantias gastas em guloseimas e brinquedos inúteis podem ser acumuladas e com isto comprar esses volumes. …
Os que desejarem fazer caros presentes a seus filhos, netos, sobrinhos, procurem para eles os livros acima mencionados. Para os jovens a Vida de José Bates é um tesouro; também os três volumes de O Espírito de Profecia. Esses volumes podem ser levados a cada família na Terra. Deus está dando a luz do Céu, e nenhuma família deve ficar sem ela.
Sejam os presentes que façais, da espécie que espalhe raios de luz sobre o caminho que conduz ao Céu. Review and Herald, 11 de dezembro de 1879.” O Lar Adventista, p. 479 e 480.
Há muitos livros maravilhosos publicados pela Casa Publicadora Brasileira, assim como CDs e DVDs que, além de serem ótimos presentes, são, também, alimento espiritual. Devemos aproveitar essa linda data para aproximar o coração das crianças e das pessoas que amamos ainda mais de Jesus. Muitas vezes, escolhemos presentes que aumentarão ainda mais o amor ao EU e a vaidade ao invés de aproximar a pessoa do Salvador.
Quando escolher os presentes de Natal este ano, pense em algo que poderá ajudar a pessoa presenteada a dar um passo a mais rumo à tão sonhada Nova Jerusalém!