Semana passada, publicamos aqui um texto sobre como escolher os presentes de Natal. Hoje, iremso falar brevemente sobre como podemos explicar às crianças que os vários brinquedos que eles receberam durante os últimos anos foram trocados por presentes espirituais.
Enquanto pesquisava sobre o tema Natal, me deparei com o seguinte texto:
“Há muita coisa que pode ser planejada com gosto e muito menos dispêndio do que os desnecessários presentes que são tão freqüentemente oferecidos a nossos filhos e parentes, podendo assim ser mostrada cortesia e a felicidade ser levada ao lar.
Podeis ensinar uma lição a vossos filhos enquanto lhes explicais a razão por que tendes feito uma mudança no valor de seus presentes, dizendo-lhes que estais convencidos de que tendes até então considerado o prazer deles mais que a glória de Deus. Dizei-lhes que tendes pensado mais em vosso próprio prazer e satisfação deles e de manter-vos em harmonia com os costumes e tradições do mundo, em dar presentes aos que deles não necessitam, do que em ajudar ao progresso da causa de Deus. Como os magos do passado, podeis oferecer a Deus vossos melhores dons e mostrar por vossas ofertas a Ele que apreciais Seu dom por um mundo pecaminoso. Levai os pensamentos de vossos filhos através de um canal novo, altruístico, incitando-os a apresentar ofertas a Deus pelo dom do Seu Unigênito Filho.” O Lar Adventista, p. 481.
É com carinho e amor que o Natal pode continuar sendo um momento mágico no ano. Contudo, o brilho do Natal, com muita sabedoria, deve ser transferido dos presentes embaixo da árvore para o milagre do nascimento de Jesus. E as mentes pequeninas podem ser levadas a imaginar o grande dia do nascimento do Salvador, e sentir a necessidade de conhecer melhor a Jesus. E como forma de conhecer melhor a Jesus, entram em cena os novos presentes – presentes que produzam frutos para a eternidade.
Presentes que atendam às necessidades, como roupas e calçados, podem ser dados de forma sábia também. Você pode levar a criança a entender que ela pode honrar a Deus através da roupa que veste e do calçado que usa.
Para aquelas crianças que ainda não sabem ler, os brinquedos seculares podem ser substituídos por jogos bíblicos que as aproximem das verdades Bíblicas, ensinando essas verdades de forma interessante e divertida.
É com a sabedoria concedida pelo próprio Deus que podemos transformar o natal tradicional em um natal espiritual. Que Jesus esteja no centro de nossos pensamentos nesse Natal!