quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Saias longas nas vitrines



Verão chegando e já esperamos encontrar dificuldade na hora de comprar roupas. Em Abril/2011 publicamos um post entitulado “Moda Outono Inverno – Oportunidade para encontrar roupas modestas“. Nesse post, falamos sobre aproveitar a estação para comprar roupas que se enquadrem nos padrões de modéstia cristã.
Essa semana, vendo as vitrines no centro da cidade, percebi que, apesar da comum dificuldade de encontrar roupas modestas durante o verão, a moda Primavera Verão encheu as vitrines com saias e vestidos longos. Muitos dos modelos são bastante apropriados para serem usados por mulheres cristãs.
Como já citamos aqui, o Espírito de Profecia diz:
Não devem os cristãos dar-se ao trabalho de se tornar objeto de estranheza por se vestirem diferentemente do mundo. Mas se, em harmonia com sua fé e dever em relação ao seu traje modesto e saudável, eles se virem fora de moda, não devem mudar sua maneira de vestir a fim de serem semelhantes ao mundo. Devem, porém, manifestar uma nobre independência e coragem moral para serem corretos, mesmo que todo o mundo deles difira. Se o mundo introduzir uma moda de vestuário modesta, conveniente e saudável, que esteja de acordo com a Bíblia, não mudará nossa relação com Deus ou com o mundo, o adotarmos essa moda de vestuário. Devem os cristãos seguir a Cristo, conformando seu traje com a Palavra de Deus. Devem fugir dos extremos. Devem humildemente seguir um procedimento retilíneo, independente de aplauso ou de censura, e devem apegar-se ao que é direito, pelos simples méritos do direito.” Mensagens Escolhidas, vol. 2, p. 476, e 477.
É importante lembrar que a escolha da roupa não deve ser guiada pelos padrões da moda do mundo, mas pelos princípios de modéstia cristã, sobre os quais já falamos aqui (ver: Mordomia no vestuário – parte 1; Mordomia no vestuário – parte 2; A roupa da mulher adventista – a moda). Não é porque uma saia é longa que ela é apropriada para o uso por mulheres cristãs! Mesmo as saias longas devem ser escolhidas criteriosamente!
É possível que alguém pense “mas Karyne, ainda estão tão caros esse novos modelos!”. É verdade! Realmente (pelo menos para mim) esses modelos longos ainda estão caros, mas aí entra a nossa habilidade de consumidoras – pesquisar preço e aguardar passar esse início de estação (se necessário).
Fica a dica!!