quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Vivendo pela fé



“E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé.” Gálatas 3:11
Recentemente recebemos uma pergunta sobre a guarda do sábado. Em resumo, a questão era: um adventista pode precisar de remédio no sábado, pode acabar o gás ou então seu carro pode ter algum problema no retorno da Igreja para casa… se isso acontecer, como serão julgadas essas pessoas em relação à guarda do sábado?
O que você responderia se essa pergunta fosse feita a vocês?
Quando li a pergunta, veio a minha mente a passagem de Gálatas 3:11. É possível que muitas pessoas, ao aprenderem sobre o sábado e a validade da lei de Deus, concentrem-se na chamada “topografia do comportamento”* e se esqueçam dos dois aspectos fundamentais da guarda da lei – amor e fé.
Então, a guarda do sábado torna-se um conjunto de regras do que se pode e do que não se pode fazer, quando na verdade deveria ser um exercício de amor e fé. Amor, porque toda a lei de Deus se resume em amor a Deus e ao próximo (Marcos 12:30 e 31), e fé, porque só é possível fazer a vontade de Deus através da fé (Hebreus 11:6).
Você pode pensar: “Mas isso não responde a pergunta feita”. Vamos detalhar então como poderíamos exercitar fé e amor na guarda do sábado a partir dos elementos da pergunta que nos foi enviada. As situações colocadas pela leitora foram:
1) precisar de remédio no sábado
2) precisar de gás no sábado
3) precisar de mecânico no sábado
Precisar de remédio no sábado. Por que um adventista precisaria de remédio no sábado? Se seguíssemos às ordens de Deus em relação à nossa saúde, raramente (para não dizer NUNCA) precisaríamos de remédios, e sendo raro assim, essa necessidade dificilmente ocorreria no sábado. E ainda que ocorresse poderíamos, com fé, reclamar a promessa divina feita em Êxodo 15:26, e Deus, de acordo com a Sua Santa vontade nos atenderia. O problema é que não nos dispomos completamente a abrir mão de nossos desejos carnais para seguir as leis de saúde dadas por Deus, e por isso contraímos tantas doenças! Deus é o médico dos médicos. Ele não só tem poder para nos curar imediatamente como também nos receitou 8 remédios que não encontramos em farmácias e que podemos fazer uso no sábado sem violar Sua lei (luz solar, ar puro, água, alimentação saudável, exercício físico, temperança, descanso e confiança em Deus). Mas é preciso ter fé para confiar que o médico dos médicos sabe o que é melhor para nós e dar ouvidos às suas recomendações terapêuticas.
Precisar de gás no sábado. Nosso alimento deve ser preparado com antecedência. O povo no deserto devia preparar o maná na sexta-feira, e ele não estragava para o sábado (Êxodo 16:29). Novamente nos faltam 2 coisas: 1) fé; 2) seguirmos uma alimentação adequada para o dia de sábado. Por que não comer mais saladas, frutas, e alimentos simples que não exigem trabalho no Dia do Senhor? O Espírito de Profecia nos recomenda alimentação simples para o sábado. Para ler mais sobre isso, clique aqui.
Precisar de mecânico no sábado. Podemos deixar o carro na rua e voltar para resolver após o pôr do sol, não? Podemos contar com a carona e o auxílio de irmãos (pois é lícito fazer o bem aos sábados). Quantas vezes, durante a semana, as pessoas não têm problemas com seus carros e acabam deixando na rua porque têm compromissos sérios e não podem se atrasar? Além disso, Deus conhece nossa necessidade, e se de fato precisarmos tanto assim do carro, que não possamos deixá-lo na rua ou contar com o auxílio de alguém, Ele envia seus anjos para nos ajudar!! Conheço um pastor que já andou de carro literalmente pelo poder da oração. Andou por kilômetros sem gasolina, somente pelo poder de Deus. Esse pastor amigo meu não é mais especial que eu e você diante de Deus para que Deus não ouça também a nossa oração. Precisamos ter fé.
O justo viverá pela fé porque só é possível permanecer no caminho da justiça pelo exercício da fé. Essas três situações colocadas na pergunta de nossa leitora são apenas três exemplos de inúmeras situações em que nossa obediência à Deus só será possível por meio da fé, pois humanamente falando pode parecer absurdo obedecer em certas circuntâncias. É possível que você tenha achado absurda a minha resposta à pergunta feita pela leitora. Mas viver pela fé é loucura para os homens! Não me espanto de ser chamada de louca ou extremista por alguém que leia esse texto, porque as coisas de Deus fogem à compreensão humana, e fé é algo que vem de Deus, e não conseguimos de fato compreender como alguém pode viver exclusivamente pela fé. Mas é necessário que, ainda que não compreendamos como isso acontece, vivamos assim.
*Para explicar melhor o que seria a “topografia do comportamento”, vou dar um exemplo bem simples do dia a dia – beber água. Beber água pode parecer ser um comportamento único, mas existem diferentes topografias para esse comportamento, como por exemplo: beber água usando um copo, beber água erguendo uma garrafa e deixando o líquido cair dentro da boca, ou beber água como alguns dos soldados de Gideão fizeram (como cachorros, lambendo a água). Tudo é beber água, a diferença está na topografia. No caso da guarda do sábado, podemos nos concentrar em “não comprar”, “não assistir TV”, “não fazer isso ou aquilo”, e perder de vista o que está por trás desses comportamentos.