quarta-feira, 28 de setembro de 2011

O batismo diário no Espírito Santo

“Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” João 3:5.
Volte a sua mente agora para o dia de seu batismo. O que significou e o que representa hoje? Como se sentia espiritualmente naquele instante? A sua vida espiritual hoje, é melhor ou pior? Pense ainda: naquele momento você era um bebê espiritual que nascia para o reino de Deus. O normal seria crescer cada dia alimentando-se do pão do céu a fim de permanecer e atingir a plenitude de Cristo. Isto tem acontecido em sua vida? Se não por quê ? Ore a Deus neste momento e fale a respeito deste assunto.
Quando Jesus falou a respeito do batismo Ele deixou claro duas coisas: Para ver entrar no reino de Deus a pessoa precisa se batizar na água e no Espírito. Ouça então a voz dEle: “A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” João 3:3 e 5. Mais uma vez glorifique a Jesus em oração, porque Ele lhe deu a oportunidade de ver e entrar no reino de Deus.
No dia de seu batismo publicamente você renunciava ao mundo em todos os seus aspectos pecaminosos e declarava: sou a partir de agora uma nova criatura, nascida para uma nova vida e assim viverei cada dia, enquanto aqui viver. Ali estavam seus amigos e familiares que entre lágrimas de alegria glorificavam a Deus. Também estavam presentes o Pai, o Filho e o Espírito Santo, a final era em nome da Trindade que você era recebido no reino do céu. Aquele foi um dia marcante em sua vida, nunca mais voltaria seria uma pessoa comum, para sempre seria um filho redimido e santificado para viver na eternidade ao lado do Salvador. O que isto significa para você hoje? Responda em oração a Jesus.
Um ato solene - 
  “Simboliza o batismo soleníssima renúncia do mundo. Os que ao iniciar a carreira cristã são batizados em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, declaram publicamente que renunciaram o serviço de Satanás, e se tornaram membros da família real, filhos do celeste Rei.” Evangelismo, pág. 370.
“O batismo significa a maior e mais solene renúncia do mundo. Mediante profissão, o eu é morto com a vida de pecado. As águas cobrem o candidato, e na presença de todo o Universo é feita uma mútua promessa. No nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo o homem é imerso na sepultura líquida, “sepultado com Cristo no batismo”, e erguido da água para viver uma nova vida de lealdade a Deus. Os três grandes poderes no Céu são testemunhas, invisíveis mas presentes.” Fé pela qual eu vivo – mm 1959, pg. 146
Marca e a assinatura de Deus
– “Os que são batizados no tríplice nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, à entrada mesmo de sua vida cristã declaram.
Os que receberam a marca de Deus pelo batismo, acatem estas palavras, lembrando-se de que sobre eles o Senhor colocou a Sua assinatura, declarando-os filhos e filhas.
O Pai, o Filho e o Espírito Santo, poderes infinitos e oniscientes, recebem os que verdadeiramente entram em relação de concerto com Deus. Estão presentes em cada batismo, para receber os candidatos que renunciaram ao mundo e receberam a Cristo no templo da alma. Esses candidatos entraram para a família de Deus, e os seus nomes estão escritos no livro da vida do Cordeiro.” Maravilhosa Graça mm- 1974, pg. 141.
Podemos estar certos de que esses três grandes poderes irão trabalhar harmoniosamente para revestir de poder aqueles que desejarem essa bênção. Como posso experimentar o poder que tive no dia do meu batismo em uma dimensão maior hoje? Como viver poderosamente na presença do Pai e cumprir a expectativa em minha vida?
Recebendo o batismo diário no Espírito santo – Quando abordamos este assunto, devemos ter forma clara em nossa mente duas palavras chave:permanecer e andar. Assim como recebemos a Cristo como Salvador e Senhor e selamos e confirmamos isso no batismo, temos que permanecer cada dia nEle, com um fervor maior do que o tivemos no dia do batismo. Não é suficiente ter recebido a Cristo apenas nesse dia é necessário permanecer na salvação dentro de uma base contínua. Sem essa continuidade a vida cristã perde o seu significado, por isso Ele disse: “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” João 15:5. A mensagem aqui é: não é suficiente chegar a Cristo é preciso ficar com Ele, desfrutar a companhia, permitir que o Espírito Santo reproduza na primeira hora de cada manhã o caráter dEle em minha vida. Este é segredo para uma vida cristã dinâmica e poderosa em todos os meus relacionamentos.
O desafio maior não sentir a presença do Pai apenas no momento da devoção pessoal, mas andar com Ele a cada momento do dia. Esta é única maneira capaz de deter o domínio do pecado e das tentações carnais, daí a ordem da Palavra: “andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.” Gálatas 5:16. Começar o dia na presença do Espírito e andar com Ele, olhando firmemente a Cristo como autor e consumador da fé, me permitirá viver com fé viva e poder renovado. Devo começar e terminar o dia no poder do Espírito.
“Não devemos desviar nossos olhos de Jesus. Precisamos estar constantemente recebendo o dom de Sua graça, o batismo do Espírito Santo, ou não seremos capazes de resistir à tentação ou fortalecer as coisas que permanecem, que estão prontas a morrer.” Olhando para o alto mm 1983 11/09 pg. 262.
A comunhão com Deus deve ser a primeira tarefa do dia. Quando abrimos a Palavra não só para obter conhecimento, mas para desenvolver intimidade com o Pai, com o Filho e com o Espírito Santo, somos revestidos com o poder que vem do alto. Recebemos o dom da graça e o batismo do Espírito Santo, que nos capacitará a viver aquele dia com o mesmo poder e amor que Cristo viveu. O apostolo Paulo fala em Romanos que o Espírito Santo vai derramar sobre nós o amor de Deus: “Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.” Romanos 5:5.
Além da unção do amor de Deus, para que possamos viver dentro dos princípios de I Coríntios 13, Lucas também fala que essa experiência nós revestirá de poder. Essa nova dotação diária de Cristo e do alimento espiritual em Sua Palavra fará toda e diferença na vida cristã, é ela que torna eficaz o sacrifício dEle em meu viver. Sem esse batismo diário que renova a esperança, a graça e o poder de Cristo não existe cristianismo saudável. Portanto o batismo diário no Espírito é o renascimento de Cristo e de Sua graça e misericórdias em minha vida Cristã.
Miguel Pinheiro é teólogo