Olá queridos! Há algum tempo recebemos duas perguntas sobre cuidados com o cabelo. Seguem abaixo as perguntas que nos foram enviadas:
“gostaria de saber se como adventista, é certo fazer luzes no cabelo ou algo do gênero?”
“Estou procurando informações sobre CABELO, sou negra e por usar muita quimica meu cabelo esta bem danificado… E minha cabelereira sugeriu que usa-se trança por um tempo até o cabelo fortalecer…Gostaria de saber se vocês tem alguma informação sobre o uso de tranças.”
“gostaria de saber se como adventista, é certo fazer luzes no cabelo ou algo do gênero?”
“Estou procurando informações sobre CABELO, sou negra e por usar muita quimica meu cabelo esta bem danificado… E minha cabelereira sugeriu que usa-se trança por um tempo até o cabelo fortalecer…Gostaria de saber se vocês tem alguma informação sobre o uso de tranças.”
Fiz algumas pesquisas, e espero que esse texto auxilie aqueles que têm dúvidas semelhantes a estas.
Em I Timóteo 2:9, encontramos um texto que se refere especificamente ao uso de adornos e tranças. Diz assim: “Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, [...]“. Outras versões dizem: “Assim mesmo que as mulheres se ataviem de roupa decorosa, com pudor e modéstia; não com penteado ostentoso, nem ouro, nem pérolas, nem vestidos custosos.” Algumas pessoas utilizam este verso para afirmar que as mulheres não devem usar tranças de cabelo, ou fazer penteados. O comentário bíblico adventista, ao falar sobre este versículo, chama a atenção para o fato de que o assunto abordado nos versos 9 e 10 de I Timóteo 2 é “o decoro feminino e uma alta estima pela pureza moral”.
Quanda ainda estava estudando sobre esse assunto, para responder às perguntas que nos foram enviadas, conversei sobre isso com uma amiga. Ela argumentou comigo dizendo que a vaidade é importante para a auto-estima feminina. Entendo que estar de bem consigo mesma inclui estar de bem com sua aparência, mas não é aí que deve se encontrar o foco da nossa auto-estima. Nossa auto-estima não deve ser alta por causa da beleza exterior, tão pouco as pessoas devem sentir estima por nós devido à nossa aparência. O apóstolo Paulo chama a atenção das mulheres para esse detalhe no versículo de I Timóteo!
Pedro nos deixa a mesma mensagem em I Pedro 3:3-4 – “Vosso atavio não seja o externo de penteados ostentosos, de enfeites de ouro ou de vestidos luxuosos, senão o interno, o do coração, no incorruptible ornato de um espírito afável e aprazível, que é de grande estima adiante de Deus.” Acontece que poucas mulheres querem dar ouvido a essas mensagens tão claras, e nossas igrejas se encontram repletas de mulheres belas, cheias de adereços, mas vazias. Mulheres que não se dedicam a causa de Deus, que não gastam tempo durante a semana pregando o evangelho, mas investem tempo e dinheiro na aquisição de belas roupas, no salão de beleza e em diversas outras coisas que não passam de vaidade.
A mulher adventista deve ser saudável, ter a pele bonita, as unhas e os cabelos bem cuidadas, se vestir de forma modesta e agradável aos olhos. Afinal de contas, somos filhas do rei e testemunhas de Cristo! Contudo, muito mais importante que a beleza física, é a beleza de caráter!! Desta nós devemos cuidar mais, investir mais tempo e dinheiro. É aqui que percebo a grande falha das mulheres de nosso tempo.
O princípio que se aplica aqui ao cabelo é o mesmo que se aplica ao vestuário e qualquer outro adorno. Ellen White em uma das várias vezes que escreveu sobre esse assunto, disse o seguinte: “A alma feminina torna-se raquítica e amesquinhada, e seus pensamentos se centralizam no pobre e desprezível eu. Ao passar na rua uma jovem trajada na moda, observada por vários cavalheiros, um deles fez algumas perguntas a seu respeito. E a resposta foi: “Ela é um bonito adorno em casa de seu pai, mas não tem nenhuma utilidade.” É deplorável que pessoas que professam ser discípulas de Cristo julguem coisa desejável imitar o vestuário e as maneiras desses ornamentos inúteis.” Testemunhos Seletos, Vol. 1, p. 598.
Queridas irmãs! Devemos nos fazer três perguntas pessoais sobre esse assunto: (1) ”qual a finalidade de usar as tranças ou a pintura de cabelo?”, (2) “meu caráter tem sido moldado ao caráter de Cristo e minhas prioridade estão em servir a Deus e cumprir a missão que Ele me designou?”, (3) “o inimigo de Deus pode usar meu penteado ou a cor do meu cabelo para impedir que alguém conheça ao Deus que eu sirvo?”. Respondendo a essas perguntas e ouvindo a voz do Espírito Santo, saberemos tomar a melhor decisão!
Cuidar do cabelo, da roupa e da aparência não é pecado! Pecado é não colocar a Deus e Sua vontade em primeiro lugar em nossa vida! Lembre-se, você é uma missionária, e deve se arrumar como alguém que tem a missão de levar pessoas aos pés de Jesus!
